Time Out Viagem

Contexto

O que os turistas mais se lembram é da natureza da ilha.

Por conta do livro e do filme de Louis de Bernières, Captain Corelli's Mandolin, Cefalônia foi definitivamente inserida no mapa do circuito de férias e de fato há muito que fazer por aqui. Esta é uma ilha grande e verde, com a água mais azul do Mar Jônico, várias praias e uma linda paisagem de montanha (algumas das estradas costeiras, com desfiladeiros e penhascos, não são indicadas para passageiros mais nervosos).

Fiskardo, ao norte, é uma forte concorrente ao título de ‘cidade mais bonita’, mas alguns a acham um pouco perfeita demais. Quem gosta de vilarejos pesqueiros mais autênticos, prefere Assos, na costa oeste – tem tavernas sob os plátanos e uma praia boa, com água limpa, bem ao lado do cais. Pode-se alugar barcos motorizados nos dois vilarejos.

Entre Assos e Fiskardo fica a praia mais espetacular de Cefalônia, Myrtos, que é quase intocada – principalmente porque fica no final de uma série de curvas fechadas, que serpenteiam descendo pela costa principal até um conjunto de areias brancas e mar azul, ao lado dos penhascos de granito.

Embora haja poucos lugares para se hospedar aqui, Myrtos fica lotada no verão: chegue cedo se quiser encontrar um lugar para estender a toalha. As maiores praias estão na costa sul, e foi aqui, perto do aeroporto, que Cefalônia se tornou mais comercial. Os balneários mais movimentados são Makris Yialos e Platis Yialos. Mais a leste, Lourdas (conhecido como Lourdata) tem um quilômetro de praia com areia e um pequeno e atraente vilarejo com lojas, tavernas e cafés, mas sem boates.

Skaça é outra praia famosa com resorts mais simples, enquanto que Kato Katelios e Ratzakli, perto da porção sudeste da ilha, são consideradas as praias mais bacanas de Cefalônia. Argostoli, a capital da ilha, é surpreendentemente pequena e sofisticada, com a rua principal para pedestres, cheia de cafés e bares (freqüentada mais por locais do que por turistas).

Um dos problemas de Cefalônia é a falta de lugares históricos para visitar. Um terremoto em 1953 destruiu muitos dos edifícios italianate, legado de séculos sob comando veneziano, deixando para as torres do castelo Aghios Georghios (acima da moderna vila de Peratata) a condição de relíquia histórica mais imponente. Vale a pena visitar, mesmo que seja só pela vista, a colcha de retalhos que são as planícies férteis, até o coração montanhoso da ilha.

Para mergulhar no interior de granito de Cefalônia, visite as profundas grutas esculpidas pelas chuvas invernais. Muitas são inacessíveis para os turistas normais. Mas o passeio de barco até a gruta Melissani, onde uma piscina turquesa de 200 metros de comprimento é iluminada pelo sol que entra pelo buraco aberto na caverna durante o terremoto de 1953, é inesquecível. Dominando a porção sul da ilha está o pico Mt Ainos, de 1.628 metros, um dos picos mais altos das ilhas gregas. Com colinas cobertas por pinheiros, plátanos, bosques de limoeiros e oliveiras retorcidas, é uma boa opção para quem gosta de caminhar e está cheio de energia.

Cefalônia fica a somente a 19 quilômetros da costa, com várias balsas diárias dos portos da costa leste de Sami e Poros para Kilini, na costa oeste do Peloponeso. Assim, você pode passar o dia na Olímpia antiga (cerca de 90 min de carro de Kilini) ou visitar as ruínas do castelo medieval de Chlemoutsi, ainda espetacular. Várias balsas diárias também fazem o trajeto para a pequenina e tranqüila Ithaki, com um porto natural perfeito.


Informações úteis

Aeroporto
O aeroporto de Cefalônia (26 71 04 15 11, www.hcaa-eleng.gr/kefalonia.htm) fica 8 km ao sul de Argostoli.


Ônibus
KTEL (26 71 02 22 76) opera a rede de ônibus local.


Locação
Aluguel de carros Sunbird (26 71 02 37 23).


Táxi
O táxi custa €15 (25 min), Argostoli Taxis (26 71 02 22 61).


Informações turísticas: Argostoli harbour (26 71 02 248, www.gnto.gr; www.greeka.com).


DDI: +30.

Escrito por Time Out Viagem editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Esqui com exclusividade no Chile

Suíte temática do Sofitel Guarujá Jequitimar

7 cidades próximas a SP para curtir a dois