Os caruaruenses são convictos num ponto: seu São João é o melhor e o maior do mundo. Verdade ou não, a festa - que começa ou no último sábado de maio ou no primeiro sábado de junho e dura 30 dias – é o grande evento da cidade. O ponto de todo burburinho é o Parque de Eventos Luis Lua Gonzaga (de mais de 40 mil metros quadrados), no centro de Caruaru, onde ficam pólos com diferentes atrações.
Entre os mais badalados estão o das quadrilhas (com muita dança junina), o parque de eventos – dois palcos geminados garantem que o forró não pare nunca – o do xote das meninas, (com restaurantes) e a fazendinha, com manifestações culturais de todo tipo.
As bandas de pé de serra, formação clássica dos conjuntinhos de forró, ficam ainda espalhadas por todo canto. Fora do Parque Gonzaga, as ruas de Caruaru festejam o São João agigantando as coisas: elas fazem comidas enormes como “o maior pé de moleque do mundo”, ou a “maior tapioca” – deve ser por isso que Caruaru tem a fama de ser não só o melhor, mas o maior São João do mundo.