Time Out Viagem

Contexto

Praias bonitas, vida mansa e lindas ruínas maias.

O maior ativo da península mexicana de Yucatán, no mar do Caribe, é a sua areia branca fina, macia e sempre fresca, mesmo quando o calor bate os 40ºC. Ela produziu uma das mais bonitas praias com palmeiras do mundo. Na água, a vida marinha é também impressionante, com mais de 300 km de recifes de corais. Nos anos 1970, o governo mexicano decidiu atrair o turismo criando Cancún em uma ilha de areia com 23 km de praia.

Desde então, a região cresceu e se transformou em uma terra agradável lotada de hotéis, parques temáticos, milhares de restaurantes, bares e lojas, uma vida noturna agitada, enquanto que a ‘cidade-dormitório’ conhecida como ‘centro de Cancún’ tornou-se uma animada cidade mexicana. Cancún e a Riviera foram duramente atingidos pelo furacão Wilma em 2005, mas graças ao programa intenso de reconstrução de hotéis, instalações e praias a área toda voltou a fazer sucesso e muitos dos grandes hotéis e resorts aproveitaram a desculpa da reconstrução para fazer ainda outras melhorias na recreação, principalmente novas piscinas.

Nos 130 km da ‘Riviera Maya’ há outros lugares além de Cancún. Em frente há duas ilhas: a pequena Isla Mujeres, procurada por mochileiros, e Cozumel, mais indicada para famílias. Ambas são um dos melhores pontos de mergulho da Riviera. No continente, ao sul de Cancún, há mais praias, algumas com resorts pesadões, poucas ainda intocadas pelo turismo, além de complexos all-inclusive que são discretos retiros luxuosos e exclusivos boutique hotéis.

Descendo está a Playa del Carmen, que cresce rápido mas tem um ambiente mais intimista do que a faixa de Cancún, além de ser mais transada e estilosa. A Riviera termina em Tulum. Lá uma pirâmide maia fica de frente para os quilômetros de praia com cabanas, onde ainda dá para se sentir longe de todo o agito. Mais ao sul, o Centro Ecológico Sian Ka’an, uma área protegida com mangues e lagoas, mantém o desenvolvimento bem longe dali. Mais para o interior fica a antiga Yucatán, casa dos Maias por 2 mil anos.

Aqui há centenas de ruínas maias, um mosaico complicado dessa civilização perdida, de pequenos templos a cidades gigantes tais como Chichén Itzá ou Uxmal. A cultura também é especial, como as vilas cheias de primaveras. As cidades de Yucatán são bem diferentes de Cancún; principalmente sua antiga capital, Mérida. Trata-se de uma charmosa cidade colonial cheia de plantas e pátios caiados, com um abundante mercado tradicional e a consciência de sua própria cultura, música e vida cotidiana.


História Local

A cultura maia floresceu no sul do México, Guatemala e Belize, por volta de 200 a.C. a 900 d.C.. Ao norte de Yucatán, as cidades como Chichén Itzá e Uxmal eram as mais ricas durante o período de 750-900 d.C.. Por razões ainda não esclarecidas totalmente, essas cidades entraram em colapso em poucas décadas. Os maias ressurgiram, entretanto, quando os espanhóis chegaram nos anos 1520s e resistiram à conquista por mais tempo do que qualquer outro povo da América Pré-Colombiana. No final do século 19, faixas do nordeste de Yucatán foram controladas pelos rebeldes maias, desafiando assim a autoridade mexicana. Em 1970, quando o governo decidiu incentivar o turismo criando Cancún, a esquina nordeste de Yucatán tinha somente uma pequena população, que vivia ao redor de pequenas e pacatas cidades e vilarejos.


Política Local

Desde que Cancún foi construíida especificamente para alavancar o turismo, as autoridades locais passaram a aprovar qualquer empreendimento, independente do tamanho. Entretanto, como Cancún e Playa del Carmen se tornaram verdadeiras cidades e a reconstrução depois dos furacões gerou um verdadeiro envolvimento da comunidade, esforços são feitos no sentido de investir em projetos voltados para a natureza, a fim de dar à Riviera uma arquitetura mais coerente e natural.

Escrito por Time Out Viagem editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Esqui com exclusividade no Chile

Suíte temática do Sofitel Guarujá Jequitimar

7 cidades próximas a SP para curtir a dois