Turistas de todo o mundo visitam Búzios, península de 8km de extensão e mais de 20 praias, distante duas horas de carro do Rio de Janeiro. Boa para a prática de esportes náuticos como o surfe, o windsurfe e a vela, Búzios é verdadeiramente conhecida pela badalação, forte durante o dia e durante a noite.
Dentre as praias mais agitadas estão a Ferradura, e seu formato em forma de "U", Geribá, João Fernandes e Tartaruga. Há diversas opções de bares e quiosques que servem petiscos e até pratos para o almoço. Quem procura sossego deve dar uma chegada nas praias do Forno e da Foca. Ambas são pequenas, vazias e convidativas para férias com descanso.
Já a Praia dos Ossos fica no meio termo. Mais intimista que as praias agitadas, fica perto do burburinho da Orla Bardot e dá acesso às praias Azeda e Azedinha, paraísos locais. Ambas são bons pontos para admirar o pôr-do-sol.
Fora da rota das praias estão a Reserva das Emerências e diversas espécies da fauna e da flora brasileiras, como o mico-leão-dourado e até pau-brasil e a Reserva Tauá, um sítio arqueológico.