Time Out Viagem

Contexto

Seu porto foi construído há mais de mil anos.

O maravilhoso porto natural de Brest foi colocado no mapa há mais de mil anos, como porto pesqueiro, bastião militar e centro mercantil. Usado como centro naval no século 17, Brest foi bombardeada pelos Aliados na Segunda Guerra para evitar que os alemães a usassem com base naval. Foi reconstruída durante os anos de austeridade do pós-guerra, dentro do planejamento americano de trabalho. Ainda tem uma grande dose de realidade: vê-se estivadores nos portos e os turistas esperam pelos barcos entre cervejas e sardinhas.

Ninguém pode dizer que Brest era uma cidade bonita e os habitantes locais perdem pouco tempo assinalando seus pontos positivos, principalmente os bares. Para beber, vá para o cais, no final da rue de Siam e na área ao redor da St-Louis. Muito do centro antigo ainda se mantém. O mais impressionante vestígio da antiga Brest é o imenso castelo do século 15, que abriga o Musée de la Marine na rue du Château, com sua coleção de modelos de navios e pinturas marítimas. Cruzando o Rio Penfeld, na praça Pierre Peron, a Tour Tanguy, do século 14, contém o Musée du Vieux Brest, cujos dioramas pintados descrevem a Brest de antes da guerra. O Musée des Beaux-Arts, na rue Traverse, foi reconstruído a partir do zero e é forte nos pintores simbolistas de Pont-Aven.

O Conservatoire Botaniques de Brest e o Jardin des Explorateurs, na rue de l’Eglise, são heranças dos vários exploradores de Brest, que trouxeram para cá plantas exóticas de suas viagens. Mas a principal atração é o que há de mais moderno por aqui: a Océanopolis, um imenso aquário com uma inimaginável quantidade de vida marinha. A 2h30min de viagem pelo Atlântico está a ilha selvagem de Ouessant, a oeste – o reduto preferido dos Brestois nos fins de semana, fazendo da vida noturna da pequena vila de Lampoul uma animada noitada.


Informações úteis

Aeroporto

Brest (02 98 32 01 00 03, www.airport.cci-brest.fr/en) fica a 8,8 km da cidade. O aeroporto é servido por ônibus e táxis. Táxi €18-23 (02 98 42 11 11).


Ônibus

Para explorar lugares mais afastados, vá de ônibus ou trem.


A pé

É muito fácil visitar Brest a pé Informações turísticas: 8 av Georges Clemenceau (02 98 44 24 96, www.brest-metropoletourisme.fr).


DDI/DDD: +33, sem o 0 inicial.
 

Escrito por Time Out Viagem editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Esqui com exclusividade no Chile

Suíte temática do Sofitel Guarujá Jequitimar

7 cidades próximas a SP para curtir a dois