Mergulhadores elegeram Bombinhas um dos melhores destinos do litoral sul brasileiro. E a escolha se justifica. Ali fica a reserva do Arvoredo - criada no começo da década de 90 - com 18 mil hectares e uma impressionante vida marinha a 12 metros de profundidade. De janeiro a maio é a melhor época para mergulho, quando a temperatura da água atinge quase 24 graus e a visibilidade, cerca de 10 metros. O lugar é destino de cardumes diversos em busca de águas mais quentes, originários da Argentina, Uruguai e Rio Grande do Sul. Não é à toa que os locais reivindicam o título de “capital do mergulho ecológico”. Pata da Cobra Adventures, tel. 47 - 3669-2119, www.patadacobra.com.br;
Submarine Scuba, tel. 47 – 3369-2223, www.submarinescuba.com.br
A natureza também agraciou Bombinhas com bons pontos para surfe. Entre as melhores praias estão a de Quatro Ilhas (curta, com águas azuis esverdeadas), a de Mariscal (no centro, com quase 4 km) e Bombas (com areia branca e boa infra-estrutura).
O Parque Municipal do Morro do Macaco, na praia de Zimbros, é conhecido pela trilha que leva até o topo do morro (a cerca de 150 metros de altura). Lá em cima, os visitantes têm um visual panorâmico do arquipélago do Arvoredo. Outro lugar para se curtir a vista é o Mirante Eco 360º, entre as praias de Canto Grande e Conceição. Uma trilha que sai da praia de Tainha leva ao mirante, também acessível por carro.
![](/contentFiles/image/guias/bombinhas/morro-dos-macacos_bombinhas_schmid-christophe_shutterstock_89344276.jpg)
Escrito por Time Out Viagem editors