Time Out Viagem

Contexto

Não perca o centro de arte dedicado ao artista plástico suiço Paul Klee.

Sentindo-se mais como uma cidade comercial do que como uma capital, Berna passa a imagem da perfeição suíça. O Centro Antigo, protegido pela UNESCO, fica na margem alta do Rio Aare, tem ruas de pedras com arcadas mantidas de acordo com o mapa medieval original.

Após o devastador incêndio em 1405, a cidade foi reconstruída em arenito e, no século 16, sua aparência era muito parecida com a que se vê hoje. As principais vias que saem da Kramgasse (com sua famosa torre do relógio, que dizem ter inspirado as teorias de Einstein), Rathausgasse e Münstergasse, conduzem à antiga ponte Nydeggbrücke.

Cruze a ponte para ter uma vista melhor do Centro Antigo. Mas não perca a vista dos jardins da catedral; em um dia claro pode-se ver os Alpes. Atrás do parlamento está o Marzili, uma área de parque aberto onde os habitantes da cidade curtem a praia urbana e pulam no rio e na piscina gratuita.

As crianças gostam de se refrescar nas fontes da Bundesplatz, em frente ao parlamento. A última maravilha de Berna é o Centro Paul Klee, uma moderna homenagem em vidro ao artista nascido em Berna, com mais de 4 mil obras dele.


Informações úteis

Aeroporto

Berne Belp (031 9 602 122, www.alpar.ch) fica 9,6 km a sudeste da cidade.

Ônibus

O aeroporto é servido por ônibus fretados com hora marcada (CHF14). Da estação de trem Belp há outras conexões.

Táxi

O táxi custa CHF50 (20 min). Berna tem trens de alta velocidade (TGV, ICE e Cisalpino), além de uma excelente linha de transporte local. Táxis (0 313 335 555).

Informações turísticas: Amthausgasse 4 (0 313 281 212, www.berninfo.com).

DDI: + 41 sem o 0 inicial.

Escrito por Time Out Viagem editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Esqui com exclusividade no Chile

Suíte temática do Sofitel Guarujá Jequitimar

7 cidades próximas a SP para curtir a dois