Time Out Viagem

Contexto

Uma cidade orgulhosa e bonita, onde seus habitantes encaram a vida de uma maneira descontraída e tranqüila.

Olhando para a Belgrado de hoje é difícil imaginar que tenha sido bombardeada pela OTAN em 1999. Antes da dissolução da Iugoslávia em 1990, Belgrado era a capital do país mais avançado do antigo bloco dos Leste Europeu. É por isso que, diferente de outros países do leste, a maioria dos seus habitantes fala inglês, o serviço é bom e normalmente a pró-atividade prevalece.

Ainda há evidências do bombardeio de 1999, a maior parte no antigo bairro militar de Kneza Milosa - hoje uma melancólica pilha de entulhos. A guerra da década de 1990 foi a quarta que a cidade enfrentou no século 20, sendo que sua história mais remota também é marcada por combates. Povoada pela primeira vez em 4500 a.C., Belgrado é uma das cidades mais antigas da Europa. Durante grande parte do último milênio esteve na fronteira dos dois mais importantes impérios, o Áustro-Húngaro e o Otomano, cujos exércitos se enfrentavam na confluência dos rios Danúbio e Sava.

Os povoados originais foram feitos em uma colina estratégica chamada Kalemegdan, hoje um notável complexo de parques no coração da Cidade Velha (Stari Grad), dominada por uma fortaleza do século 17, de onde se tem uma vista espetacular. Com esses portões medievais, igrejas ortodoxas e relíquias muçulmanas, Kalemagdan é o retrato implacável do passado sangrento de Belgrado. O Military Museum (s/ telefone, fecha seg), em Kalemegdan, tem 40 mil peças expostas. Em Kalemegdan também há um museu da cidade murada, o Citadel Museum (s/ telefone, fecha seg) e um zoológico, o Belgrade Zoo. Kalemegdan fica no final.

Escrito por Time Out Viagem editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Esqui com exclusividade no Chile

Suíte temática do Sofitel Guarujá Jequitimar

7 cidades próximas a SP para curtir a dois