Time Out Viagem

Contexto

Uma incrível condição geoigráfica e estilo de vida cosmopolita.

Em maori, Auckland é Tamaki Makau Rau, que significa ‘cidade dos 100 amantes’, já que foi um território disputado por muitas tribos maorís na remota história pré-européia. Hoje Auckland é uma cidade extremamente cosmopolita e a principal porta de entrada para a maioria dos turistas que vão à Nova Zelândia. Sua personalidade, que mistura o estilo de vida das grandes cidades à paisagem neozelandesa, colocou a cidade no patamar dos melhores lugares para se viver em todo o mundo.

Durante muitas décadas Auckland atraiu gente de todos os cantos do mundo, o que tornou sua sociedade hoje extremamente multicultural, sendo os grupos étnicos predominantes os maorí, habitantes das Ilhas do Pacífico e asiáticos. A maioria dos turistas passa parte do tempo no centro de Auckland, que inclui alguns morros e ruas secundárias interessantes. Mas vale a pena ir a alguns lugares específicos para conhecer a região de Auckland como um todo, que inclui quatro cidades: Auckland City, o agitado centro que fica entre dois portos; Manukau City, a terceira maior cidade da Nova Zelândia e o centro polinésio;

North Shore City que tem várias enseadas no litoral, a agitada Takapuna e vista para a Rangitoto Island (o último vulcão de Auckland a entrar em erupção há 600 anos); e Waitakere City que tem vinhedos, florestas e artistas. Quem visita Auckland pode usufruir de suas galerias, museus, teatros, muitas lojas e restaurantes de primeira linha, com uma cozinha inovadora e fresca, além do excelente vinho neozelandês (entre os rótulos famosos de Auckland estão o Kumeu River, Stonyridge e Matua Valley).

Aqueles que preferem o contato com a natureza devem abusar das praias da cidade, das caminhadas pelas florestas e de suas inúmeras ilhas. Do centro de Auckland você pode pegar uma balsa até uma das ilhas, sendo a maior de todas Rangitoto (20 minutos), Waiheke (35 minutos) e Great Barrier (duas horas); ou pode ir até Devonport, em North Shore.


História Local

Depois da assinatura do Tratado de Waitangi, em 1840, a capital do país passou de Bay of Islands para Auckland e os navios de imigração começaram a chegar dois anos mais tarde.

Em 1865, Wellington tornou-se a capital. A corrida do ouro, a construção naval e as madeiras kauri formaram as primeiras indústrias.

Os programas de imigração começaram nos anos 1950s, responsáveis pelo fato de Auckland ser hoje uma cidade multicultural e cosmopolita.


Política Local

Desde que a Nova Zelândia conseguiu o direito de sediar a Copa do Mundo de rúgbi de 2011, há uma discussão importante em pauta: onde deve ser a final? No consagrado Eden Park de Auckland, um estádio com uma nova proposta de frente para o mar, ou no Suncorp Stadium de Brisbane, para horror dos amantes do esporte? Recentemente o Eden Park foi escolhido para o prestigiado evento e estão sendo feitas as devidas alterações para atender às 90 exigências, inclusive aumentar a capacidade de público de 45.000 para 60.000 espectadores e melhorar o transporte público de acesso ao parque.

Escrito por Time Out Viagem editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Esqui com exclusividade no Chile

Suíte temática do Sofitel Guarujá Jequitimar

7 cidades próximas a SP para curtir a dois