Encostada bem a leste da península Jutland, Århus está em frente às águas abrigadas do Mar Báltico. Um porto industrial que recebe alguns dos maiores navios de carga e de cruzeiros do mundo. Esse é o pano de fundo e contrastando com ele está o emaranhado de calçadões e ruas medievais estreitas.
A torre Domkirken, da Cathedral of St Clement, tem 100 metros de altura e sinaliza o centro da cidade. Construída em 1201, a enorme igreja de tijolos vermelhos tem um interior lindo e luminoso e paredes brancas, teto nas alturas, adornados com afrescos inusitados, executados de 1300 a 1500. Suba a escada íngreme e sinuosa do campanário para apreciar a vista – mas não fique muito perto do sino quando for hora cheia.
Caminhe por 15 minutos, da catedral até a centro principal de compras (as ruas paralelas Søndergade e Frederiksgade), e você chegará no ARoS Aarhus Kunstmuseum (Aros Allé 2, 8730 6600, www.aarhuskunstmuseum.dk, fecha seg), perto da Prefeitura, projetado por Arne Jacobsen.
O ARoS é um museu novo e impressionante. Sua coleção abrange obras do século 18 até os dias de hoje. Um dos destaques é a escultura Boy, de Ron Mueck: esse garoto gigante foi realisticamente esculpido para dar a impressão de que está se agachando para caber no interior do museu. Uma curta caminhada descendo a ladeira e você chega no museu nacional da cultura e história urbanas, o Den Gamle By (Viborgvej 2, 8612 3188, www.dengamleby.dk).
Esse charmoso museu ao ar-livre mostra mais de 75 prédios típicos de toda a Dinamarca.
- Informações turísticas: Park Allé (8731 5010, www.visitaarhus.com).