Time Out Viagem

Contexto

Vivencie a cidade em sua terceira época de ouro.

Os séculos 16 e 17 foram os tempos áureos de Antuérpia, já que o lugar era o centro mercantil da Europa. Mais precisamente, foi a indústria do diamante que fez grandes fortunas – começou com os judeus que fugiam de Portugal. Foi também uma época de grande prestígio cultural, refletido na arquitetura do período e no trabalho dos artistas da época como Rubens e Van Dyck, que viveram e trabalharam na cidade.

O Rubenshuis (9-11 Wapper, 03 201 1555, www.rubenshuis.be, fecha seg), onde o artista morou e trabalhou, é uma das melhores atrações da cidade. O coração do centro velho fica em volta do Grote Markt, com suas Guild Houses, sedes de associações antigas, e a torre marco da catedral, a Onze Lieve Vrouwekathedraal (Catedral de Nossa Senhora), que data do século 16. Dentro estão quatro pinturas de Rubens e uma estátua maravilhosa da Virgem Maria. Saindo da catedral você se depara com um labirinto de ruelas. Vale a pena explorar esse pedaço, por suas pequenas casas, lojas e cafés peculiares.

O segundo maior rio da Europa, o Scheldt, fica a oeste. O velho porto data do tempo de Napoleão e hoje é uma área renovada cheia de lofts e restaurantes transados. Dê uma volta pelo túnel art deco St Anna se quiser ver a vista do rio com a cidade ao fundo. Além disso, não deixe de ir à estação de trem recém-restaurada, uma incrível amostra da ostentação do começo do século 20, que era como uma catedral na época áurea das ferrovias. Dentre as impressionantes instituições culturais da cidade, o Museu Real de Belas Artes (Koninklijk Museum voor Schone Kunsten, 2 Plaatsnijdersstraat, 03 238 7809, www.kmska.be/nl, fecha seg) é o velho mestre de todos. Abriga arte não só da primeira época de ouro, mas também da segunda, tempo em que Delvaux, Ensor, Wouters e Magritte estavam no topo.

O importante museu de arte contemporânea, o MUHKA (Museum voor Hedendaagse Kunst van Antwerpen, 32 Leuvenstraat, 03 260 99 99, www.muhka.be, fecha seg), tem trabalhos da década de 1970 em diante. Enquanto isso, os amantes da moda vão amar o MoMu (28 Nationalestraat, 03 470 2770, www.momu.be), que homenageia a cidade como centro do design. Inaugurado em 2005, o Centro Musical Augustinus (Kammenstraat 81,03 202 4669, www.amuz.be) é um espaço novo e ótimo, instalado em uma antiga igreja barroca numa das mais antenadas ruas de Antuérpia. É o perfeito exemplo da habilidade de juntar o novo com o antigo.


Arredores

Você pode ir de trem até Bruxelas, Ghent e Mechelen para passar o dia, ou ainda para cidades da Holanda, como Roosendaal e Breda.


Escrito por Time Out Viagem editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Esqui com exclusividade no Chile

Suíte temática do Sofitel Guarujá Jequitimar

7 cidades próximas a SP para curtir a dois