Time Out Viagem

Atrações - Antália

Ruínas, museus, teatros, museus, história e... parque aquático.

Kesik Minare Camii (Truncated Minaret)

Hespaci Sokak, Kaleici

A ‘Mesquita do Minarete Quebrado’ já foi um templo grego e a Igreja de São Pedro antes de ser seriamente danificada durante as invasões árabes do século 7º. Os bizantinos a transformaram em uma igreja, e depois os otomanos em uma mesquita durante o século 15. Mas o local foi ainda mais uma vez destruído, desta vez pelo incêndio em 1896, que queimou a coroa de madeira do minarete. Entretanto, como faz muito calor e os pedaços restantes de porcelana clássica turca competem com o mato por um lugar à sombra, as ruínas não são exatamente um monumento grandioso - mas se estiver indo em direção à Kaleici, vale a pena parar para conhecer.

Antalya Beach Park

+90 (0)242 249 0900 www.beachpark.com.tr
O Beach Park é a prova cabal de que Antália se tornou o destino preferido dos veranistas. Vele dizer que Konyaalti ainda mantém suas águas limpas. Na maioria dos dias, a praia é um misto de confusão e lazer familiar, com barracas ao longo da praia competindo para ver quem toca o techno mais alto e as crianças jogando bola ao longo do calçadão – que foi colocado mais a oeste desde que o parque foi inaugurado em 2002. A maioria dos clubes têm cadeiras para tomar sol e ver o sol se pôr no Monte Olympus, a oeste.

Aspendos

50 km a leste de Antália Verão, 8h/19h. Inverno, 8h30/17h. Temporada de festivais, 8h/16h
Não é à toa que Aspendos é sede do Festival de Cinema Golden Orange, o principal do país. É aqui que também acontecem os festivais anuais de balé e ópera (meados junho a início de julho). O anfiteatro romano de Aspendos construído pelo arquiteto Zeno em 162 d.C., não só acomoda 15 mil pessoas sentadas, como também deve ser a estrutura romana mais bem preservada da Europa.

Termessos

35 km noroeste de Antália diariamente, 7h30/19h30
Enquanto causava tumulto em Antólia no século 4º, Alexandre o Grande queria conquistar Termessos, mas desistiu quando percebeu que a posição da cidade, bem em cima da montanha, era uma defesa natural. Há uma impressionante quantidade de ruínas da era de Pisídia, quando tribos independentes que não apoiavam o império Hitita – nem mesmo aos gregos ou persas mais tarde – se refugiaram por aqui. Incrível o fato de Termessos nunca ter sido escavada. É possível andar pelas ruínas, localizadas em um planalto de 1050 m.

Perge

18 km a nordeste de Antália diariamente, 9h/19h30
Uma importante cidade da antiga Panfília, Perge foi povoada pelos hititas por volta de 1500 a.C.. Grande parte do que é exposto no Museu de Arqueologia de Antália foi encontrado em Perge a partir de 1940. Thyke, a deusa grega da fortuna, deveria estar sorrindo quando os arqueólogos descobriram o corpo de Plancia Magna, a benfeitora de Perge, que dizem ter quase atingido o status de deusa durante a vida.


Antalya Arkeoloji Müzesi

Antalya Archaeological Museum 18 km nordeste de Antália diariamente, 9h/19h30

Os museus de Antália têm uma boa coleção de peças locais, como se pode esperar de uma região habitada há 150 mil anos. Veja os achados da era paleolítica, onde a coleção fica ainda mais interessante. As escavações em Perge trouxeram à tona uma impressionante quantidade de estátuas do século 2º, bustos de personagens folclóricos ou de personalidades, como o imperador Adriano, além da figura de truculenta de Hércules; Antália ficou com metade das estátuas, o MOMA de Nova York com a outra metade. Ainda estão em curso as negociações para restaurar a a escultura do maior humano da mitologia grega.

Kaleiçi Müzesi (Museu Kaleici)

Barbaros Mah, Kocatep Sok. No: 25, 07100 Kaleici +90 (0)242 243 4274 Jun.-set., 2ª, 3ª, 5ª-dom., 9h/12h, 14h/19h30; 4ª, 9h/12h. Out.-mai., 2ª, 3ª, 5ª-dom., 9h/12h, 13h/18h; 4ª, 9h/12h
O complexo do museu abriga a o Instituto de Pesquisa Suna e Inan Kirac sobre estudos mediterrâneos, além de exposições que mostram como era a vida em Kaleici na época de Ibn Batutah. Ibn Batutah, o grande viajante marroquino do século 14, partiu em direção à Mecca e acabou passando 20 anos na estrada. Ele passou por Kaleici entre 1335-40 e citou a composição de gregos, judeus e muçulmanos do povo da região. O contra-almirante Francis Beaufort também passou um tempo na região no século 19. O museu tem uma pequena coleção de fotografias desde 1960 em diante. Embora a pintura do prédio, que imita tijolos, não seja lá grande coisa, é um contraste inevitável com relação à casa de madeira caindo aos pedaços ao seu lado.

Escrito por Time Out Viagem editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Esqui com exclusividade no Chile

Suíte temática do Sofitel Guarujá Jequitimar

7 cidades próximas a SP para curtir a dois