Além da garantia de bom humor do povo baiano, quem visita Salvador pode ter outra certeza: os torcedores são, inevitavelmente, do Bahia ou do Vitória. E a paixão pelos dois times é tão grande – e a religiosidade na Bahia tão marcante, com forte presença do catolicismo e de religiões africanas como a umbanda e o candomblé –, que um ditado prega que “se dependesse da reza, o campeonato baiano sempre terminaria empatado”.
Apesar da alegria onipresente na cidade, a última década foi bastante amarga tanto para o Bahia quanto para o Vitória. Ambos os clubes acumularam fracassos nos campeonatos nacionais, frequentando a segunda divisão e até caindo juntos para a terceira divisão, em 2005. Em 2006, chegaram a viver a quebra de uma hegemonia histórica em que ora um, ora outro era campeão do tradicional campeonato estadual – o Colo Colo, de Ilhéus, levantou o caneco. O fundo do poço para o futebol baiano foi uma tragédia ocorrida em dezembro de 2007 no estádio da Fonte Nova, quando parte da estrutura das arquibancadas desabou, matando sete torcedores do Bahia. Por um bom tempo, o torcedor baiano não teve motivos para sorrir.
Cinco anos depois da tragédia e da consequente implosão da estrutura antiga, a Arena Fonte Nova foi reerguida para as copas de 2013 e 2014, mantendo o nome e suas principais características arquitetônicas: a forma de ferradura e o vão aberto para o Dique do Tororó. A coincidência mais feliz da reinauguração da Arena será o retorno de um clássico Ba-Vi válido pela série A do Campeonato Brasileiro em 21 de julho, coisa que não se via há dez anos. Agora o torcedor baiano tem motivos para sorrir novamente e receber os amantes do futebol de braços abertos.
BAHIA
Craque histórico: Bobô
Craque do momento: Freddy Adu
Apelido: Tricolor de Aço
Principal título: Campeão Brasileiro em 1998
Curiosidade: Primeiro clube campeão de um torneio nacional de futebol – conquistou a Taça Brasil em 1959, ganhando do Santos.
VITÓRIA
Craque histórico: Bebeto
Craque do momento: Maxi Biancuchi
Apelido: Leão
Principal título: Pentacampeão da Copa do Nordeste
Curiosidade: Foi o primeiro clube fundado por brasileiros, em 1899.
NOME Arena Fonte Nova (Estádio Octávio Mangabeira)
CAPACIDADE 51.000
LOCALIZAÇÃO Ladeira Fonte das Pedras s/n°, Nazaré