Time Out Viagem

Galápagos

Ecoturismo em terra e mar em uma mágica ilha no Equador.

O arquipélago de Galápagos, situado a mil quilômetros da costa do Equador, no Pacífico, tem uma das mais ricas biodiversidades do planeta. Famosas por fundamentar a Teoria da Evolução de Darwin, do século 19, as 58 ilhas vulcânicas são o habitat de criaturas como o iguana-marinho, a tartaruga-gigante centenária e outras inúmeras espécies.


Apesar de ser um destino pouco procurado por brasileiros, - a maioria dos turistas que procuram o local estão em busca de esportes como o surfe, o roteiro pelas ilhas pode ser um dos mais interessantes para quem busca turismo de observação. Colônias imensas de leões-marinhos, albatrozes, tentilhões-de-Darwin dividem a atenção com vulcões, grutas, trilhas, paraísos para mergulho e belas praias que fazem a viagem se tornar inesquecível.


As ilhas Galápagos ainda são bastante preservadas, pois o governo tenta frear a exploração turística, com programas de sustentabilidade, limitações e taxas, que visam impedir ações do homem que ameacem o ecossistema. Mesmo assim, em apenas duas décadas a população insular cresceu 300%.


O arquipélago é formado por 13 ilhas principais e dezenas de ilhas menores. A porta de entrada das Galápagos é a ilha de Santa Cruz, onde fica o aeroporto de Baltra. A melhor infraestrutura turística está em Puerto Ayora, onde se encontram confortáveis hotéis, e de onde saem excursões e guias para a maioria dos passeios.


Para chegar a Galápagos é possível partir do aeroporto internacional de Quito, capital do Equador, direto para Santa Cruz. Para chegar à acomodação reservada, as operadoras de turismo geralmente oferecem o traslado. Os turistas ficam nas ilhas de Santa Cruz, Isabela, San Cristobal ou Floreana, as únicas habitadas. Os passeios pelas outras ilhas são feitos por embarcações, inclusive a maioria delas são visitadas por navios cruzeiros.


E diga-se de passagem, fazer um cruzeiro pelo arquipélago é mais uma ótima alternativa para conhecer Galápagos. O tempo que se perde no deslocamento entre uma ilha e outra é bem menor a bordo de um navio do que quando se está hospedado em terra, pois geralmente a embarcação segue durante a noite, enquando os passageiros descansam. No outro dia já amanhecem em outra ilha.


O clima em Galápagos é sempre favorável. Não existe época ruim para visitar as ilhas, a não ser na alta temporada de férias na América do Norte e Europa, quando a procura pelo destino fica muito grande. Uma ótima dica para quem vai visitar o lugar entre os meses de junho a novembro é que poderá contar com a Corrente de Humboldt chegando às ilhas. O fenômeno que acontece na época da seca traz plâncton e nutrientes do fundo do oceano, agitando o ecossistema com fartura de peixes e aves marítimas que chegam para se alimentar e reproduzir.

Escrito por Time Out Viagem editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Esqui com exclusividade no Chile

Suíte temática do Sofitel Guarujá Jequitimar

7 cidades próximas a SP para curtir a dois