Time Out Viagem

Travessia dos Andes

Um belo roteiro para conhecer Argentina e Chile na mesma viagem.

Argentina e Chile compartilham uma extensa fronteira e têm muitas características semelhantes, inclusive dividem a monumental Cordilheira dos Andes nos seus limites. Combinar estes dois países na mesma viagem é garantia de ótima escolha de roteiro pela América do Sul. Entre as regiões geladas do extremo sul, na Patagônia, até o deserto de Atacama, ao norte, existem cidades e paisagens belíssimas que podem ser visitadas dos dois lados da divisa.

Uma das opções mais procuradas é seguir de Santiago (capital chilena) até Mendoza (Argentina). A viagem tem uma curta distância de 350 quilômetros até uma das mais belas regiões de vinhos da Argentina.


A melhor maneira de aproveitar essa aventura é ir por terra. As alternativas são alugar um carro no Chile ou pegar um confortável ônibus, que faz o trajeto em aproximadamente 6 horas. Apenas fique atento, pois ao cruzar a fronteira é necessário apresentar documentação extra e pagar algumas taxas. Escolha também um assento com vista panorâmica. Os ônibus partem do Terminal de Buses Central (Terminal Sur), na capital chilena, e as passagens podem ser reservadas online.


A melhor época de fazer esse tour é no verão, e pela manhã, para aproveitar bem o visual. No inverno algumas estradas ficam interditadas por causa de nevascas, e você correrá o risco de precisar cancelar o passeio.


A vantagem de ir de carro é poder registrar as incríveis paisagens da estrada que passa pelo topo dos Andes. Montanhas cobertas de neve, rios, lagos, paisagens desérticas, túneis e curvas a perder de vista com cenários estonteantes são o ponto alto da viagem. Ainda no lado chileno das cordilheiras, Los Caracoles é o cartão postal mais admirado. Já na Argentina, é possível ver o Aconcágua, a montanha mais alta das Américas e a Ponte Inca.


Mendoza é um lugar para os apaixonados por enoturismo. Existem muitas vinícolas conceituadas onde o visitante pode conhecer os vinhedos, o processo de produção dos vinhos, participar da vindima e fazer degustações em grandes vinícolas. A região também oferece muitas atividades de ecoturismo e excelente infraestrutura hoteleira.

Escrito por Time Out Viagem editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Esqui com exclusividade no Chile

Suíte temática do Sofitel Guarujá Jequitimar

7 cidades próximas a SP para curtir a dois