Time Out Viagem

Miami Design District – pequeno, mas impactante

Suas dimensões não correspondem à sua influência na cena artística e da moda.

O Miami Design District compreende uma simples grade de cinco ruas (da NE 36th à 41st) e duas avenidas (NE 2nd e N Miami Avenue). A área começou como plantação de abacaxi e evoluiu para o que então ficou conhecido como Decorators’ Row, durante o boom de construção – quando as lojas de decoração ocuparam seu espaço – no começo da década de 1920. No final dos anos 1980, o bairro acabou caindo em desuso.

Há 15 anos, graças ao incorporador/colecionador de arte Craig Robins, um pioneiro de South Beach e também proprietário de cerca de 40% dos imóveis do Design District, a região começou a ser revitalizada e reinventada. O bairro hoje se dedica a fomentar a criatividade e promover as artes, combinando cultura, gastronomia e compras em uma experiência diferente de outras áreas de Miami.

Entre lojas de luxo, galerias e bons restaurantes, encontram-se instalações de arte pública e espaços abertos de convivência. Dentre as obras estão o Fly Eye Dome, de Buckminster Fuller e peças de John Baldessari, Konstantin Grcic, Marc Newson, Nate Lowman, 2x4, Matthew Ritchie, Zaha Hadide e a Coleção De La Cruz. O ambiente é tranquilo e tem paisagismo cuidadoso, com mais de 300 árvores nativas. Passeando por lá, não deixe de olhar para o alto. Muitas construções têm jardins suspensos que são atrações à parte.

A nova meca fashion de Miami ostenta lojas como Berluti, Cartier, Celine, Christian Louboutin, Dior Homme, Emilio Pucci, Hermès, Louis Vuitton, Maison Martin Margiela, Marni, Prada e Rick Owens, Burberry, Bvlgari, Givenchy, Loro Piana, Piaget, Tod, Tom Ford, Valentino e Zadig & Voltaire.

E os planos de expansão não param por aí. “Estamos acolhendo mais de 50 novas marcas de moda no próximo ano”, conta Craig Robins. “Temos planos também para um hotel boutique de classe mundial, condomínios residenciais de luxo e mais instalações de arte pública em grande escala”, completa presidente e CEO da Miami Design District Associates - MDDA.

O majestoso 1921 Moore Building (4040 NE 2nd Avenue, NE 40th Street) é o coração histórico do bairro. Originalmente um showroom de móveis, é agora o lar de varejo para designers de interiores e um espaço para eventos especiais e festas (muitas das quais acontecem durante a Art Basel).

Comida e bebida complementam a arte, design e moda. Craig Robins dá suas dicas: o Crumb on Parchment, no átrio do Melin Building (3930 NE Second Ave), com decoração country chique, oferece um bom café da manhã, almoço e lanches gostosos. Ocupando átrio superior do Raleigh Hotel, o Restaurante Michael Schwartz (1775, Collins Ave) oferece aos clientes um cardápio inspirado na rica história e encanto singular do mais emblemático hotel de Miami Beach. Mais restaurantes: www.timeout.com/miami/design-district-and-wynwood .

Escrito por Gracita Prado Kerr
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Esqui com exclusividade no Chile

Suíte temática do Sofitel Guarujá Jequitimar

7 cidades próximas a SP para curtir a dois