Time Out Viagem

Os sabores que levam a Santiago de Compostela

A gastronomia ao longo dos caminhos dos peregrinos é uma experiência a parte.

Igrejas, catedrais, pontes, trilhas, monastérios, ermitas, pedras milenares, história, cultura e a hospitalidade de sua gente encantam e deixam extasiados os peregrinos dos Caminhos de Santiago de Compostela. Mas, o nosso destaque hoje é a gastronomia, um ponto forte dessa experiência. Prepare seu paladar para uma inigualável riqueza de sabores. Ao longo do Caminho de Santiago vai ser difícil é escolher o restaurante, porque todos têm bom nível. Além disso, você vai encontrar também um "menu do peregrino" a um bom preço.


Caminho francês / Caminho do Norte / Galícia


Se você escolheu o "Caminho Francês” (interior), seus passos irão levá-lo das seguintes regiões:

Aragón – O Jamón de Teruel é obrigatório. Para sobremesa, os pêssegos de Calanda. Se você ainda não está satisfeito, a região também é famosa por seus cogumelos e trufas.

Navarra – Aspargos, alcachofras, queijos, pimenta de piquillo. Depois de comer, experimente o licor Pacharán Navarro.

La Rioja – Aqui é a terra do bom vinho. Em Logroño (capital), a calle Laurel concentra muitas bodegas, com menu degustação.

Castilla & León – Um paraíso para os carnívoros. Em Burgos, experimente o cordeiro assado, morcillas, acompanhados do bom vinho Ribera del Duero. Em Palência, dedique-se aos deliciosos caranguejos de rio.

Voltar ao topo


Se você preferir fazer o "Caminho do Norte" (ao longo da costa):

País Basco - o ponto mais alto dessa façanha são os pintxos, a versão local para as tapas. Mais do que um elemento presente nas noites, os pintxos são delicados, tem a medida certa.

Cantábria - Como um bom destino costeiro, é essencial experimentar frutos do mar locais: caranguejos, moluscos, lagostas, robalo, bodião, anchovas ... E, claro, as sardinhas assadas, que são um prato popular. Se preferir carne, experimente o guisado montanhês. E uma boa sobremesa bem típica: o delicioso bolo chamado sobao.

Astúrias – O ensopado é um clássico da cozinha asturiana, que tem também os inigualáveis queijos e chouriços.

Voltar ao topo


Tanto o Caminho do Norte como o Francês vão fazer você chegar ao destino final desejado: A Galícia

A Galícia é um paraíso que merece ser melhor revelado. Seu belíssimo litoral é o principal viveiro a céu aberto do nosso planeta, com uma infinidade de mariscos, mexilhões, ostras, polvos, camarões, vieiras, lulas, lagostins, caranguejos, merluzas, sardinhas, entre outras 80 espécies de peixes.

A região oferece também outros produtos de dar água na boca, tais como embutidos de origem suína, tortas (não perca o bolo de Santiago), pães artesanais, doces e queijos com denominação de origem, como o cremoso Cebreiro, ou ainda o insinuante Tetilla, que possui a forma de um seio feminino em resposta à onda conservadora nos costumes durante o período de trevas franquista. Nada mais galego.

Voltar ao topo



 

Escrito por Time Out Viagem editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Esqui com exclusividade no Chile

Suíte temática do Sofitel Guarujá Jequitimar

7 cidades próximas a SP para curtir a dois