Igrejas, catedrais, pontes, trilhas, monastérios, ermitas, pedras milenares, história, cultura e a hospitalidade de sua gente encantam e deixam extasiados os peregrinos dos Caminhos de Santiago de Compostela. Mas, o nosso destaque hoje é a gastronomia, um ponto forte dessa experiência. Prepare seu paladar para uma inigualável riqueza de sabores. Ao longo do Caminho de Santiago vai ser difícil é escolher o restaurante, porque todos têm bom nível. Além disso, você vai encontrar também um "menu do peregrino" a um bom preço.
Caminho francês / Caminho do Norte / Galícia
Se você escolheu o "Caminho Francês” (interior), seus passos irão levá-lo das seguintes regiões:
Aragón – O Jamón de Teruel é obrigatório. Para sobremesa, os pêssegos de Calanda. Se você ainda não está satisfeito, a região também é famosa por seus cogumelos e trufas.
Navarra – Aspargos, alcachofras, queijos, pimenta de piquillo. Depois de comer, experimente o licor Pacharán Navarro.
La Rioja – Aqui é a terra do bom vinho. Em Logroño (capital), a calle Laurel concentra muitas bodegas, com menu degustação.
Castilla & León – Um paraíso para os carnívoros. Em Burgos, experimente o cordeiro assado, morcillas, acompanhados do bom vinho Ribera del Duero. Em Palência, dedique-se aos deliciosos caranguejos de rio.
Se você preferir fazer o "Caminho do Norte" (ao longo da costa):
País Basco - o ponto mais alto dessa façanha são os pintxos, a versão local para as tapas. Mais do que um elemento presente nas noites, os pintxos são delicados, tem a medida certa.
Cantábria - Como um bom destino costeiro, é essencial experimentar frutos do mar locais: caranguejos, moluscos, lagostas, robalo, bodião, anchovas ... E, claro, as sardinhas assadas, que são um prato popular. Se preferir carne, experimente o guisado montanhês. E uma boa sobremesa bem típica: o delicioso bolo chamado sobao.
Astúrias – O ensopado é um clássico da cozinha asturiana, que tem também os inigualáveis queijos e chouriços.
Tanto o Caminho do Norte como o Francês vão fazer você chegar ao destino final desejado: A Galícia
A Galícia é um paraíso que merece ser melhor revelado. Seu belíssimo litoral é o principal viveiro a céu aberto do nosso planeta, com uma infinidade de mariscos, mexilhões, ostras, polvos, camarões, vieiras, lulas, lagostins, caranguejos, merluzas, sardinhas, entre outras 80 espécies de peixes.
A região oferece também outros produtos de dar água na boca, tais como embutidos de origem suína, tortas (não perca o bolo de Santiago), pães artesanais, doces e queijos com denominação de origem, como o cremoso Cebreiro, ou ainda o insinuante Tetilla, que possui a forma de um seio feminino em resposta à onda conservadora nos costumes durante o período de trevas franquista. Nada mais galego.