Time Out Viagem

Bike segura

Proteja você e sua magrela e pedale com segurança.

Hoje o Brasil é o terceiro maior produtor mundial de bicicletas, segundo a Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares) e o 5o maior consumidor mundial, atrás apenas da China, EUA, Japão e Índia. Estima-se que a nossa frota de bicicletas ultrapasse 70 milhões de unidades. Com tanta visibilidade, a magrela passou a ser muito cobiçada e os casos de roubos e furtos começaram a crescer na mesma proporção. Um bom seguro é hoje item essencial no seu kit de ciclista.


São Paulo | Rio de Janeiro | Dicas de segurança


Em São Paulo, famosa pela quantidade de carros e trânsito, há um boa variedade de grupos de ciclismo. Alguns são focados na saúde, outros na sociabilidade e até no ativismo político. Mas em todos, uma coisa é certa: seu corpo vai agradecer enquanto você explorar a cidade. Então escolha o grupo que tem mais a sua cara. Inscreva-se, pegue seu capacete e e comece a pedalar. Ah, aproveite as alamedas dos parques Villa-Lobos e Ibirapuera: Grupos de ciclismo.

Voltar ao topo


O Rio de Janeiro pode ser a cidade maravilhosa, mas o crescente trânsito caótico não tem nada de romântico. Pensando em salvar algumas almas do confinamento dos veículos, a prefeitura do Rio, em parceria com o banco Itaú e o sistema de bicicletas SAMBA, lançou um novo sistema de bicicletas públicas rotativas. A cidade já havia experimentado iniciativas similares, que encontraram algumas dificuldades pelo caminho em relação a quantidade de bicicletas disponíveis ou mesmo o vandalismo de usuários ignorantes.Neste verão, porém, a cidade tem presenciado pela primeira vez um projeto de mobilidade em duas rodas com real escala e funcionalidade. O projeto apresenta uma solução para o meio de transporte de pequeno percurso, facilitando o deslocamento das pessoas dentro da cidade. Leia mais: Bike Rio.

Voltar ao topo


Confira abaixo abaixo 10 dicas para manter você e sua bike em segurança:

1 - Contrate um bom seguro. Ele protege a sua magrela em todo território brasileiro em caso de roubo ou furto qualificado. Muitos ainda são complementados por seguros para sua casa em caso de incêndio, raio ou explosão e, ainda um montante para Responsabilidade Civil, no caso de você se envolver em algum acidente que traga prejuízos a terceiros. Confira: www.segurar.com/bike

2 - Jamais esqueça seus equipamentos de segurança como capacete, luzes sinalizadoras. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, Art 105 - VI - a campainha, sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais, e espelho retrovisor do lado esquerdo são acessórios obrigatórios para as bicicletas;

3 - Dificulte a vida dos espertinhos com um bom cadeado;

4 - Em caso de roubos ou acidentes, não deixe de fazer o boletim de ocorrência.

5 - Capacete adequado e sempre bem ajustado.

6 - Use um bom óculos para proteger seus olhos da poluição das ruas;

7 - Roupas e calçados adequados. Cuidado com cadarços de tênis desamarrados que podem causar acidente.

8 - Proteja sua mão do surgimento de calos com boas luvas, que permitam a respiração da pele.

9 - Carregue com você um kit básico de ferramentas para qualquer eventualidade.

10 - Uma boa bomba para encher o pneu são aquelas com trava de válvula e adaptáveis a bicos de todos os tamanhos.

Voltar ao topo



 

Escrito por Time Out Viagem editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Esqui com exclusividade no Chile

Suíte temática do Sofitel Guarujá Jequitimar

7 cidades próximas a SP para curtir a dois