Ficar longe da rotina do trabalho e das tarefas rotineiras faz bem para a saúde. Um bom período de férias traz benefícios para indicadores chaves da boa saúde como pressão arterial, capacidade de recuperação do stress, qualidade do sono e, é claro, para a saúde emocional. A conclusão é de um estudo realizado pela The Holiday Health Experiment, encomendado pela agência britânica Kuoni Travel e pela Ong Nuffield Health (www.kuoni.co.uk/holiday-health-experiment).
A pesquisa foi aplicada em um grupo de 12 pessoas, que passaram por avaliações médicas e psicológicas antes das férias começarem. Todas usaram monitores cardíacos durante duas semanas. Metade do grupo viajou para a Tailândia, Peru e Maldivas. A outra metade continuou trabalhando.
Ao voltar, os seis felizardos escolhidos para viajar tiveram redução na pressão arterial em 2%, contra o aumento de 6% daqueles que ficaram em casa. A qualidade do sono do primeiro grupo teve um aumento de 34 pontos, enquanto que os outros caíram 27. Outras melhorias dos viajantes incluem diminuição dos níveis de glicose no sangue; perda de peso e, por fim, melhora do humor. Duas semanas após o período de testes, todos foram reavaliados, comprovando que os benefícios se estendem por um longo período após as férias.
A pesquisa concluiu ainda que, dos três destinos escolhidos para o estudo, o mais aventureiro e com programação intensa, foi o que mostrou melhor resultado na redução do estresse dos participantes. Ou seja, engana-se quem pensa que ficar de papo para é a melhor maneira de relaxar e esquecer os problemas.
Confira algumas dicas para uma viagem saudável e segura:
- Antes de mais nada, contrate um bom seguro viagem e previna-se contra surpresas desagradáveis: segurar.com/viagem.
- Fique atento a sua alimentação algumas semanas antes de viajar, incluindo em seu cardápio muitos vegetais e frutas. Eles fazem bem para a imunidade.
- Faça uma bagagem na medida certa: http://j.mp/1oJOWBa
- Durante a viagem: alongue-se e hidrate-se. Evite álcool, cafeína e doces para não ter insônia e dores de cabeça. Prefira cereais integrais, gorduras saudáveis e proteínas (como a de nozes e sementes).