Time Out Viagem

Liverpool – impossível não se apaixonar

Além dos 'locais sagrados' dos Beatles, a cidade oferece excelentes passeios num clima hospitaleiro e internacional.

Liverpool é uma cidade bacana para conhecer a pé e o clima litorâneo contribui para um ambiente refrescante e acolhedor. Explorar Liverpool é um misto de sagrado e profano. Não perca a catedral anglicana neogótica Sir Giles Gilbert Scott (6 Cathedral Close, 0151 702 7217) com seu órgão enorme e o terceiro maior sino do mundo, e a Christ the King (Cathedral House, Mount Pleasant, 0151 709 9222), a moderna igreja católica romana, também conhecida como Paddy’s Wigwam pela comunidade numerosa de irlandeses em Liverpool e pela forma de tenda indígena do prédio.

Mesmo se você não for um Beatles maníaco, passeie pela Cavern Walks para sentir o clima dos anos 1960, quando a cidade era de fato a capital da música pop mundial. Os fãs de futebol vão querer prestar uma homenagem aos dois grandes clubes da cidade, o Everton FC e o Liverpool FC, respectivamente no Goodison Park e Anfield. Ambos estádios têm lojas e o pequeno museu do Liverpool FC mostra seus recordes nas copas européias.

O bairro georgiano de Liverpool, ao redor do prédio tombado do Town Hall (Castle Street), é impressionante, assim como as ruas bonitas residenciais paralelas à Rodney Street, os maiores exemplos de arquitetura cívica vitoriana como a Walker Art Gallery (William Brown Street, 0151 478 4199) e o neoclássico St George’s Hall (Lime Street, 0151 233 3000). 

Com um herança marítima de mais de 1.000 anos, a cidade em frente à orla é Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Os turistas passeiam e fazem compras ao redor da Albert Dock, um calçadão à beira rio. As ‘Três Maravilhas’ são imperdíveis – literalmente: o Royal Liver Building (1908-11; repare nos pássaros mitológicos no topo) de Walter Aubrey Thomas, o Cunard Building (1914-16) de Willinck & Thicknesse e Arthur J Davis, e os antigos escritórios da Mersey Docks and Harbour Board (1903-07).

Embora bastante turístico, é agradável fazer um cruzeiro em um dia ensolarado nas balsas que saem do Pier Head, em frente a esses três prédios. A vista do porto desde o rio Mersey é uma das mais bonitas do mundo, equivalente à de Nova York, uma das cidades irmãs de Liverpool.

Escrito por Time Out Viagem editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Esqui com exclusividade no Chile

Suíte temática do Sofitel Guarujá Jequitimar

7 cidades próximas a SP para curtir a dois