Time Out Viagem

Amsterdã sem clichês

A cidade casa o medieval e contemporâneo em sua arquitetura e oferece muito mais do que coffee shops.

Amsterdã é um dos destinos mais procurados durante o verão europeu, mas os encantos da cidade vão muito além dos clichês sobre sua postura liberal em relação a drogas e sexo. Os canais, as flores e o incontável número de bicicletas deixam a cidade com um ar romântico e pitoresco. Sua arquitetura mistura o medieval ao contemporâneo, e os bem humorados holandeses estão sempre abertos a revelar mais sobre a sua cultura. A seguir, mostramos algumas sugestões para aproveitar o sumo da cidade durante o verão, a melhor época para conhecê-la, tanto pelo clima como pela efervescência cultural que rola no período – o vento gelado não é muito convidativo em outras estações. Programe-se!


ARQUITETURA | FESTIVAIS DE MÚSICA | VONDELPARK | COSTUMES | SAUNAS | COMIDAS TÍPICAS | MUSEUS | GALERIAS | MAIS


ARQUITETURA – Ao caminhar pelas ruas de Amsterdã, é possível ver claramente o contraste entre estilos em sua arquitetura. Os típicos prédios medievais, que se enfileiram à beira dos deslumbrantes canais, misturam-se com construções contemporâneas criando um casamento de estilos praticamente opostos. Um fato interessante a ser observado é que as casas e apartamentos em Amsterdã possuem grandes janelas que, em sua maioria, não se escondem por trás de cortinas. É como se eles fizessem um convite a quem passa na rua para observar o interior de suas casas e mostrar o quanto têm bom gosto na hora de escolher os móveis e decorar suas salas de estar. Uma ótima dica aos voyeurs de plantão!

Com a quantidade de canais que há na cidade, algumas pessoas optam por um estilo de vida diferente, que vai além da bicicleta como principal meio de transporte. Já imaginou morar em uma casa flutuante a bordo de um canal? Sem perder o estilo pitoresco da arquitetura holandesa, é possível encontrar algumas casas e barcos especialmente feitos e decorados para morar. Mas não pense que, por ser simples, essa opção sai mais em conta do que um apartamento. O aluguel de uma casa flutuante em Amsterdã pode custar até duas vezes mais do que um apartamento pequeno. O Houseboat Museum pode ser uma boa opção para quem quiser ver como é uma casa flutuante de perto.

Voltar ao topo


FESTIVAIS DE MÚSICA – Durante o verão, acontece o momento de maior sociabilidade: as pessoas passam mais tempo ao ar livre, em parques e eventos como os inúmeros festivais de música promovidos durante essa época do ano. DJs do mundo todo participam de festivais de música eletrônica, que é um dos gêneros musicais preferidos por lá. Quem curte estilos musicais diferentes, pode aproveitar também o Roots Festival (foto), que acontece anualmente no Oosterpark. Saiba mais em (www.amsterdamroots.nl).

Voltar ao topo 


VONDELPARK – Outro evento recorrente no verão de Amsterdã é o Vondelpark Open Air Theatre, festival gratuito que acontece no parque mais famoso da cidade. Um palco ao ar livre sedia apresentações de dança, teatro, música e comédia. Mais informações em www.openluchttheater.nl.

Voltar ao topo


COSTUMES – Não há motivos para se preocupar se é a sua primeira vez em Amsterdã. Os holandeses são super amigáveis, solícitos e a grande maioria fala inglês muito bem. Por serem muito liberais e partidários da igualdade entre os sexos, homens e mulheres não ligam muito para cavalheirismos. Mas ao cumprimentar alguém, faça como no Sul do Brasil e dê três beijos. Na cidade das bicicletas e de estacionamentos gigantes para elas, nada melhor do que conhecer a cidade sobre uma magrela. Alugue uma, mas lembre-se de sempre sinalizar com os braços quando for virar e não bloquear o caminho de ciclistas mais experientes. Se for pegar o tram, famoso bonde que circula pela cidade, lembre-se de validar seu bilhete ao entrar e sair do trem.

Voltar ao topo


SAUNAS – Nós brasileiros podemos estranhar, mas por serem muito liberais, os holandeses não tem problema algum em relação a nudez. Uma prática bem comum entre o povo local é frequentar regularmente saunas e spas, onde se pode relaxar e curtir o ambiente sem roupa alguma. As saunas holandesas são frequentadas por casais de todas as idades, amigos e até famílias com crianças. Para quem quiser experimentar, uma boa opção em Amsterdã é a Sauna Deco, que e oferece toalhas e roupões para os clientes mais tímidos.

Voltar ao topo


COMIDAS TÍPICAS – BITTERBALLEN E HARING MET UITJES – Um prato da cozinha típica holandesa que agrada muito os brasileiros são as Bitterballen. Elas são servidas como petiscos de bar ou em feiras de rua e lembram bastante os salgados que temos aqui no Brasil, como o croquete. Bitterballen são bolinhas empanadas e recheadas com um delicioso creme de carne, servidas com mostarda e maionese. Uma porção pedida custa em média 6 euros e vai muito bem com uma Grolsh, cerveja popular da Holanda. Outro prato bastante conhecido por lá é o Haring, um peixe cru servido com cubinhos de cebola. A tradição diz que você deve pegar o Harrem pelo rabo e comê-lo inteiro, começando pela cabeça. Vai encarar?

POFFERTJES E STROOPWAFELS – Depois de provar os salgados, nada melhor do que se lambuzar com uma sobremesa típica holandesa, facilmente encontrada em feiras de rua como a Albert Cuypmarkt. As Poffertjes são minipanquecas feitas em uma máquina com moldes especiais, servidas em um pratinho de papel com manteiga derretida e açúcar de confeiteiro. Também há a opção de encrementá-las com um pouco com Nutella ou alguma fruta. Outra sobremesa típica são as Stroopwafels, bolachas redondas com uma fina camada de caramelo no meio. Geralmente servidas como acompanhamento, formam a combinação perfeita entre o amargo do café e o doce do caramelo. “Lekker"!

Voltar ao topo


MUSEUS – VAN GOGH E RIJKMUSEUM – É na Museumplein, ou Praça dos Museus, que ficam os principais museus de Amsterdã. 2013 é um ano importante para a cena artística da cidade, já que após uma reforma de três anos o Van Gogh Museum, um de seus museus mais famosos, reabriu as portas para comemorar o aniversário de 160 anos do pintor. Outro grande museu a voltar à ativa foi o museu nacional Rijkmuseum, que reorganizou mais de oito mil obras em ordem croonológica e gastou cerca de R$ 1 bilhão durante dez anos de reforma. Lá você encontrará pinturas da idade de ouro neerlandesa e uma rica coleção de arte asiática.

STEDELIJK MUSEUM – Ainda na Museumplein, outro museu imperdível é o Stedelijk, o museu de arte moderna de Amsterdã, facilmente notado por sua estrutura exótica que lembra uma banheira gigante. O preço da entrada é de 15 euros e lá você pode encontrar diversos tipos de obras que vão desde pinturas até instalações gigantes.

Voltar ao topo


GALERIAS DE ARTE – Além de museus, é super fácil encontrar galerias de arte espalhadas pela cidade. Existem tantos artistas por lá, que muitos expõem suas obras nas janelas de casa ou estúdios, fazendo das calçadas que beiram os canais uma exposição pública e gratuita. O distrito de Spiegelkwartier, que fica atrás do Rijkmuseum, é um ótimo lugar para encontrar galerias e lojas de antiguidades. Já para quem procura algo mais moderno, a Droog (foto) é uma loja/galeria que fica no coração de Amsterdã e oferece tudo que há de mais contemporâneo na região.

Voltar ao topo


Veja também:

Arte e Lazer em Amsterdã

Onde comer em Amsterdã

Onde ficar em Amesterdã

Informações Úteis

Voltar ao topo


Escrito por Renata Arcoverde
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Esqui com exclusividade no Chile

Suíte temática do Sofitel Guarujá Jequitimar

7 cidades próximas a SP para curtir a dois