Time Out Viagem

Em conta

Com planejamento e alguns truques de viagem, é possível viajar muito sem torrar todas as economias.

Nem sempre a situação financeira permite ir tão longe quando se trata de viagens, ainda mais com o dólar em alta. No entanto, existem alguns truques utilizados por viajantes experientes que podem ajudar a driblar os altos custos, reduzindo-os ao menos um pouco. No final, economizando um pouco aqui e ali, a viagem de seus sonhos pode caber no bolso. Leia, a seguir, dez dicas que ajudam no orçamento.


Seguro Viagem / Passagens aéreas / Aeroporto / Celular /
Cash ou cartão de crédito / Hospedagem


Seguro Viagem

Compre online – é muito mais fácil, rápido e tranquilo. Você cota, compara preços e adquire o mais indicado ao seu perfil sem sair de casa e sem a intermediação de um corretor de seguros. Você pode comprá-lo a qualquer momento, desde que antes do início da viagem. E sim, você pode comprar o seguro no mesmo dia do embarque, no caminho do aeroporto, inclusive (caso esteja pensando nessa hipótese), ainda que não seja o mais recomendado.

Seguro viagem é um produto que conta com várias assistências e coberturas para o viajante. Desde internação e medicamentos, em caso de doenças, até reembolsos por atraso ou cancelamento do voo. Além de escolher o plano de acordo com os diferentes serviços, benefícios e limites estabelecidos, algumas seguradoras permitem que assistências ou upgrades adicionais sejam adquiridos no ato da compra do seguro, ampliando os serviços contratados. Dentre as opções destacam-se: assistência à gravidez,compra protegida e cancelamento de viagem.

Vale lembrar que pedidos de cancelamento e/ou modificações só serão aceitos se solicitados até 48 horas antes do início da vigência do seguro (ou seja, da viagem). E se acontecer alguma coisa nesse período (você tiver um imprevisto e tiver que alterar a data do voo, por exemplo), você não poderá alterar ou cancelar nada mais, infelizmente.
Mas lembre-se: sempre ligue para a central de atendimento antes de qualquer providência em casos de emergência, assim você garantirá o atendimento correto do seu seguro.

Confira: www.segurar.com/viagem

Voltar ao topo


Passagens aéreas

Data da compra – Não compre com tanta antecedência, mas também não deixe para a última hora. Parece contraditório? Explicamos: se você adquirir sua passagem seis meses antes da viagem, por exemplo, corre o risco de ter a data ou horário do voo alterados, ou uma nova companhia começar a operar no mesmo trecho e fazer o preço da passagem despencar. As promoções também não costumam aparecer com tamanha antecedência. Mas, se você comprou a passagem e, no dia seguinte, encontrou uma promoção imperdível, pode valer a pena avaliar as condições de reembolso da sua passagem no caso de cancelamento. A transação pode compensar.

Viaje em dias e horários incomuns – Em viagens a lazer, todos preferem viajar às sextas-feiras e voltar em um domingo à noite, motivo que eleva o preço das passagens nesses dias. Então, viaje durante a semana. Se optar por horários incomuns, também vai economizar. Ter flexibilidade com as datas ajuda: não tenha preguiça na hora de pesquisar o preço do mesmo trecho em diferentes horários e dias da semana. O valor das passagens pode mudar significativamente de um dia para outro.

Compre online – Existem duas formas de comprar sua passagem online: diretamente no no site da companhia aérea ou nos chamados agregadores de passagem como Decolar.com, Submarino Viagens, Skyscanner, Kayak etc. Muitas pessoas acham que esses últimos oferecem os melhores preços, mas isso nem sempre acontece, especialmente por causa das taxas que costumam aparecer apenas no final da compra. Se encontrar uma boa tarifa final, vale a pena comparar com os preços no site da companhia. Outra dica é assinar newsletters de companhias aéreas, para ficar sempre por dentro das promoções.

Voltar ao topo


Aeroporto

Overbooking – Depois de passar dias tentando encontrar a passagem perfeita, você deixou para fazer o check-in na última hora e recebeu a notícia de que seu voo está com overbooking e você não poderá embarcar. Mas calma, nem tudo está perdido: o overbooking pode ser uma ótima oportunidade para você dar mais um jeitinho de economizar durante a viagem ou, pelo menos, ser beneficiado de alguma forma. Por ser um problema da própria companhia aérea, você pode tentar negociar para conseguir um assento na classe executiva ou um bônus de milhagem sem ter que pagar nem um centavo a mais por isso.

Bagagem – Na hora de despachar as malas e embarcar, algumas pessoas acabam tendo uma ingrata surpresa. A mala está acima do limite permitido e é cobrada uma taxa por excesso de bagagem. Nessas horas, menos é mais. Não leve pertences desnecessários pois eles poderão sair caro no final das contas. Ainda em casa, quando estiver fazendo as malas, cheque no site da companhia qual é o limite de peso e tamanho da bagagem de mão e porão, pois cada companhia aérea tem padrões diferentes. A atenção deve ser redobrada quando vamos viajar com companhias low cost, que oferecem passagens baratas, mas o limite de tamanho e peso das bagagens é bastante limitado. Se estiver viajando pela Europa por exemplo, vale também comparar os preços com as passagens de trem – dependendo do tamanho de sua bagagem, eles podem custar menos do que um voo low cost.

Voltar ao topo


Celular

Roaming – A primeira coisa que se deve fazer, antes mesmo de sair do país natal, é desligar o roaming do celular. Muitos aplicativos funcionam mesmo quando não estão em uso, e isso quer dizer que eles consomem o seu plano de dados o tempo todo, podendo custar caro em outra cidade, ou, principalmente, país. Receber ligações e enviar SMS também custa mais caro, então verifique as tarifas de sua operadora para ver se vale a pena arriscar, ou faça um plano internacional específico. Muitos países oferecem chip de celular pré-pagos por preços acessíveis. Na Inglaterra, por exemplo, é possível viajar pelo país inteiro usando o mesmo chip sem ter que pagar interurbano. Caso não encontre uma boa opção onde estiver, recorra aos cartões telefônicos e espere até encontrar uma rede Wi-fi para enviar um email ou postar nas redes sociais aquela foto incrível. Uma boa dica para encontrar redes Wi-fi abertas perto de onde está é o aplicativo4sqwfi. Além de mapear os pontos de internet, conta com a contribuição de usuários que às vezes compartilham sua conexão.

Voltar ao topo


Cash ou cartão de crédito 

- Compras ou saques com cartão de crédito: 6,38% de IOF
- Carregamento de cartão de viagens pré-pagos: 6,38% de IOF
- Compras ou saques cartão de débito em conta: 6,38% de IOF
- Compras de cheques de viagem: 6,38% de IOF
- Compra de dinheiro estrangeiro em espécie no Brasil: 0,38% de IOF

Apesar do IOF, o melhor é mesclar mais de uma forma de pagamento de seus gastos durante a sua viagem. Não é bom depender só de um deles. Além do programa de milhas, onde é possível ganhar até quatro milhas por cada dólar gasto, um bom cartão de crédito pode oferecer uma série de outros benefícios. É importante lembrar que para ter os benefícios você precisa pagar a sua viagem usando o próprio cartão de crédito e depois ligar para a operadora e pedir a ativação dos mesmos durante o período em que vai viajar. 

Voltar ao topo


Hospedagem

Airbnb – Se você não consegue achar um hotel bom e barato, uma ótima alternativa é o site Airbnb, que oferece desde opções de acomodação de luxo, até quartos com um preço bem acessível. É possível, por exemplo, fazer da sua casa uma espécie de hotel, colocando um dos quartos para aluguel. Eles têm um sistema de comunidade, onde o hóspede e anfitrião são avaliados a cada hospedagem e as regras são determinadas tanto pelo dono da casa quanto pelo próprio site. O pagamento também é feito com a mediação do Airbnb, o que deixa a experiência muito mais segura. Para tornar o serviço mais profissional, o site disponibiliza gratuitamente um serviço de fotografia, que vai até o lugar em questão e tira fotos profissionais que mostram exatamente como a acomodação é de fato. Como é o anfitrião que determina o calendário, é possível achar opções baratas mesmo durante a alta temporada, e a hospedagem pode acabar saindo mais em conta do que um hotel.

Couchsurfing – Para quem tem um espírito mochileiro, o Couchsurfing é a opção perfeita. É uma comunidade formada por pessoas de todo o mundo que são apaixonadas por viajar e conhecer novas culturas. Como o nome já diz, essas pessoas oferecem seu sofá – ou cama, colchão, cantinho – e o único “preço“ que você paga, é a troca de experiências. Dá pra conhecer moradores, que costumam ter as melhores dicas do que fazer na cidade ou podem até acompanhá-lo em suas aventuras. O conforto pode não ser o mesmo de um hotel, mas a experiência certamente será mais enriquecedora. O site também funciona na base de avaliação dos usuários e é possível até pagar uma quantia simbólica para mostrar que você apoia a causa e é um hóspede confiável.

Voltar ao topo


Escrito por Renata Arcoverde
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Esqui com exclusividade no Chile

Suíte temática do Sofitel Guarujá Jequitimar

7 cidades próximas a SP para curtir a dois