Time Out Viagem

Reino Unido

Confira o nosso roteiro por esses países com uma história de mais de 300 anos de união.

Dar um giro pelos países do Reino Unido, sem pressa, é a melhor maneira de conferir suas semelhanças e peculiaridades. Para facilitar a jornada pelos quatro países, selecionamos algumas atrações específicas que sintetizam a personalidade de cada um deles.


InglaterraPaís de Gales / Irlanda do Norte / Escócia


Inglaterra

Muralha de Adriano – Pouco mudou na paisagem acidentada do condado de Northumberland desde o ano de 122, quando soldados romanos ocuparam a fortificação construída pelo imperador romano Adriano. A muralha, porém, foi abandonada na época das invasões dos povos bárbaros e apenas alguns trechos foram preservados, que se tornaram Patrimônio Mundial da Unesco. No Forte de Chester, por exemplo, ainda é possível reconhecer as fundações de templos e saunas.

Voltar ao topo


País de Gales

‘Coasteering’– Alguns gostam de caminhar. Outros de nadar. Junte as duas modalidades e adicione escalada. O resultado é o ‘coasteering’, um esporte praticado nas encostas litorâneas do País de Gales. Tudo o que você precisa é vestir sua roupa mais confortável e calçar os tênis mais velhos. Todo o restante fica por conta da agência que organiza os passeios. Para saber mais, acesse coasteering-wales.co.uk

Llanfairpwllgwynglyllgogerychwymdrobwllllantysiliogo- Gogoch – Não, o nosso teclado não disparou. O nome que você (não) lê acima é uma vila galesa na parte norte do país. São 57 letras, sendo que apenas 13 são vogais. O significado desse palavrão – no sentido literal – é algo como: “Igreja de Santa Maria no fundo da árvore de avelã branca próxima do redemoinho veloz e da Igreja de São Tisílio da caverna vermelha”. Ao visitar a vila, não deixe de tirar uma foto da placa com o nome impronunciável.

Maria Fumaças – Em Gales, cruzar o país pelas pequeninas locomotivas a vapor não é programa de criança. Aliás, qualquer passageiro pode se voluntariar para dirigir um dos trens. Os trechos são curtos e as paisagens cinematográficas. Mais informações em greatlittletrainsofwales.co.uk

Voltar ao topo


Irlanda do Norte

Belfast – A capital da Irlanda do Norte reserva uma área para a memória da trágica história do navio Titanic (titanicbelfast.com), desde a sua construção e partida de Belfast até os destroços encontrados no fundo do mar. Encerre seu dia com uma rodada da boa cerveja irlandesa no Kelly’s Cellars (na foto. 30-32 Bank Street) – o pub mais antigo da cidade, construído em 1720.

Giant’s Causeway – Colunas de basalto formam extensas calçadas de pedras gigantescas – um cenário natural de tirar o fôlego. Se andar mais alguns metros, você vai se deparar com a ponte de corda Carrick-a-Rede (na foto), a uma altura de 20m acima do mar. Atravesse se tiver coragem.

Voltar ao topo


Escócia

Cairngorms – A Escócia não é um destino ensolarado. Mas o frio, longe de ser um defeito, proporciona ótimas oportunidades para a prática de esportes de inverno como o esqui, por exemplo. O Parque Nacional de Cairngorms é o maior da Grã Bretanha e contém três estações de esqui. Na região também é possível pescar, caçar, fazer caminhadas ou jogar golfe. Para esquentar, experimente o uísque produzido em uma das destilarias do parque ou nos arredores.

Terras Altas – As Highlands formam uma zona montanhosa ao norte da Escócia, onde a tradição dos clãs e o desejo por independência ainda sobrevivem. Um dos destaques é a Ilha Skye (na foto), com precipícios e o castelo Eilean Donan, posicionado no meio do lago Duich.

Voltar ao topo


Escrito por Luciana Mendes
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Esqui com exclusividade no Chile

Suíte temática do Sofitel Guarujá Jequitimar

7 cidades próximas a SP para curtir a dois