Vista para a praia, mesas e ombrelones na varanda, adega caprichada e charutaria são os diferenciais do Esplanada Grill Barra da Tijuca, que há décadas é referência da boa mesa em Ipanema. Por lá, o padrão gastronômico continua o mesmo da matriz: cortes de carne premium preparados com esmero, além de guarnições pra lá de tentadoras. A empreitada surge no segundo semestre de 2016, instalada no térreo do novo Hotel Trump.
Para começar, o bem servido couvert (e os irrecusáveis pães de queijo quentinhos). Entre as entradas, invista nas linguiças feitas na casa, como a de frango e a de cordeiro. O capítulo de carnes é amplo, mas os garçons poderão ajudar na árdua tarefa, inclusive, indicando se é possível dividir a peça, já que algumas são enormes (com preços equivalentes). O bife de ancho e a french rack de cordeiro são impecáveis. As guarnições são escolhidas à parte e podem, e devem, ser compartilhadas. Vá de farofa crisp, super crocante, um hit da casa, e bananinha frita, super saborosos, ao contrário do palmito grelhado, um tanto insosso. Para arrematar, como em toda boa churrascaria, diversas opções de sobremesas.
Uma dica: nos dias mais frescos, a área externa é ideal para tomar um vinho branco ou cerveja gelados enquanto aprecia-se o vai e vem da orla.