Bar da Rampa
547m
Ingressos Preços variam conforme o cinema, favor consultar site.
Aceita todos os cartões
Telefone (21) 2559 8750
Estações próximas
Metrô Botafogo
A sessão já vai começar, mas as luzes não se apagam. Um estacionamento de carrinhos na porta da sala, ar-condicionado leve e som baixo são o prenúncio de que algo diferente está para acontecer. É o CineMaterna, projeto desenvolvido por três mamães cinéfilas, em 2008, em São Paulo, e que hoje já está presente em 13 cidades, inclusive no Rio de Janeiro. As sessões de cinema especiais para mães e bebês de até 18 meses acontecem uma vez por semana em diversos cinemas da Cidade Maravilhosa.
Tudo começou quando as amigas Alexandra Swets, Tais Viana e Irene Nagashima começaram a organizar idas ao cinema, nos primeiros horários, com grupos de mães e seus bebês recém-nascidos. Um belo dia, elas foram impedidas de entrar no local e daí surgiu a ideia do CineMaterna.
As mamães fundaram a ONG CineMaterna em agosto de 2008, em Sampa, onde começaram a parceria com cinemas para realizar sessões semanais em salas especiais, nos horários de menor movimento. Durante um ano, Alexandra, Tais e Irene arcaram com as despesas sozinhas. Em 2009, elas conseguiram patrocínio e, desde então, o projeto acontece no Rio de Janeiro, em Fortaleza, Salvador e Porto Alegre, entre outras ao redor do país. Tais contou que, depois que receberam o primeiro incentivo, elas tiveram o desafio de implantar o CineMaterna em uma cidade nova a cada mês.
"Por coincidência, nós três éramos profissionais liberais e conseguíamos conciliar com nossas profissões, trabalhávamos muito em casa. Eu sou consultora de marketing, Alexandra é jornalista e Irene é consultora em treinamentos. Quando conseguimos o patrocínio, tivemos que nos dedicar exclusivamente à ONG, mas continuamos com nossas funções. A gente começou a viajar muito, já que tínhamos que fazer o CineMaterna acontecer em cidades longe de São Paulo como Porto Alegre e Fortaleza, por exemplo", contou Tais.
As salas são equipadas com trocadores e tapetes com brinquedos, mas a intenção é que seja um momento de diversão para a mãe. Camilla Mello, de 27 anos, confessa que estava ansiosa em sua primeira vez no CineMaterna com a pequena Alice, de apenas três meses. "Eu achei o máximo essa iniciativa, estou super ansiosa", conta ela.
Os filmes são escolhidos pelas mães cadastradas no site www.cinematerna.org.br. A cada semana, uma atração diferente. As sessões semanais acontecem, no Rio, às quintas e em um sábado por mês e, geralmente, contam com a presença média de 40 adultos. De acordo com Tais Viana, são mais de 19 mil cadastros no site.
As sessões acontecem nos cinemas Unibanco Arteplex Botafogo, Cinemark Downtown, Via Parque, Kinoplex Fashion Mall e UCI Norte Shopping. Consulte o site para conferir a programação semanal.
547m
717m
975m
1120m
1142m
547m
627m
713m
1182m
1231m
996m
1391m