Time Out São Paulo

Pratos exóticos em São Paulo

Te agrada a ideia de comer formiga de sobremesa ou língua de vaca como prato principal? Talvez uma rã de entrada?.

Quem costuma viajar sabe que uma comida que parece estranha para uns, é o arroz feijão de outros. E esse fato se confirma em São Paulo como em qualquer outro lugar, seja como um resultado do DNA misturado da cidade ou graças à variedade gastronômica dos pratos brasileiros.

O prato favorito do ex presidente Lula, a buchada de bode, do nordeste, é nada mais do que as visceras do animal cozidos dentro de seu próprio estômago. Como os paulistanos bem sabem, não é tão vem visto mais ao sul do país. Enquanto isso, bem aqui, o Pie in the Sky (Rua Ministro Gastão Mesquita, 234, Perdizes. 2361-3033), antigo Bristol Tavern, um pub inglês em Perdizes, serve um típico prato britânico: a torta de carne com rim, ainda que, para os brasileiros, a ideia de comer um orgão que produz urina não seja muito atrativa.

Na mesma pegada, para os estrangeiros na capital, delicias locais como mocotó, coraçãozinho de frango e, que seja, a própria feijoada, com suas orelhas de porco e outras partes, também parecem bem estranhas. Já na Liberdade, alguns membros da comunidade chinesa irão abrir um sorriso por uma suculenta água viva, e torcer o nariz para o queijo gorgonzola, que são injetados com fungos.

Com tudo isso em mente – uma mente aberta, de preferência, fizemos nossa seleção de alguns dos melhores e mais bizarros pratos de São Paulo.
 

Rã frita no Freddy e Spadaccino

Freddy R. Pedroso Alvarenga, 1170, Itaim Bibi. 3167-0977/ restaurantefreddy.com.br) e Spadaccino Rua Mourato Coelho, 1267, Vila Madalena. 3032-8605/ spadaccino.com.br

Comida tradicional indígena, mas também muito apreciada na França, a rã pode ser encontrada em alguns poucos menus de São Paulo. Provavelmente você encontrará no seu prato a rã-comum, rã-pimenta ou a rã-manteiga.
 

Testículo de boi à milanesa no Valadares

Rua Faustolo 463, Lapa. 3862-6167/ aperitivosvaladares.com.br

Pode ser à milanesa, frito com bacon ou com alho, acompanhado de farofa… Todos são considerados favoritos nesse restaurante.
 

Língua de vaca grelhada ou frita no Sabiá

Rua Fidalga, 705, Vila Madalena. 3032-1617

Em um bar não muito convencional, mas delicioso, pedaços de língua de vaca são servidos com uma cesta de pães, para poder saborear melhor o molho do prato.

Formigas saúvas no D.O.M.

Rua Barão de Capanema, 549, Jardins. 3088-0761/ domrestaurante.com.br

Que tal comer um abacaxi acompanhado de formigas? Essa é a sobremesa criada por Alex Atala. Uma combinação interessante e crocante. O inseto é muito usado em receitas do norte do Brasil e no interior de São Paulo.
 


Escrito por Time Out São Paulo editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

A Forma da Água: crítica do filme

Os filmes da semana – 16/11/2017

11 anos do JazzNosFundos