Pax
1646m
GRÁTIS
A principal da Zona Oeste da cidade, a praia da Barra da Tijuca vai até o Recreio dos Bandeirantes e tem uma das maiores faixas de areia do Rio, com cerca de 18km. Conhecida entre os cariocas apenas como "praia da Barra", viu, nos últimos 20 anos, seu entorno passar de um lugar bucólico ao bairro que mais cresce na cidade.
Ela começa no Quebra-mar, quiosque famoso, onde volta e meia rolam gravações de novelas. Depois, vem o quiosque do Pepê, que serve ótimos sanduíches naturais e sucos.
O nome do quiosque foi dado em homenagem ao campeão mundial de voo livre, Pedro Paulo Guise Carneiro Lopes, o Pepê, um dos frequentadores ilustres deste ponto da praia e que faleceu enquanto voava de asa delta, em 1991. Ele também foi campeão carioca de hipismo e um dos melhores surfistas do mundo. Quando começou a surfar, trocou o Arpoador pela Barra.
O lugar é, até hoje, um dos principais points de surf e kite surf no Rio. Comum por aqui, o vento forte, que o próprio Pepê curtia, atrai praticantes destes esportes vindos de vários lugares da cidade. A areia e o mar costumam ser mais limpos do que nas praias da Zona Sul.
O público é sempre bem diversificado, sendo boa parte de moradores do bairro e de lugares próximos, como Taquara, Freguesia e Jacarepaguá, e também da Tijuca e outros bairros da Zona Norte.
O mar é um pouco mais agitado do que nas praias da Zona Sul, mas nada que acabe com o sucesso das areias da Barra.
1646m
1646m