O Maracanã, oficialmente conhecido como estádio Jornalista Mário Filho, é o símbolo circular imponente do futebol brasileiro, conhecido no mundo todo. Local de uma das maiores surpresas da história do futebol (a derrota para o Uruguai na final da Copa do Mundo de 1950) ainda permanece na psique nacional até hoje.
Um gigante de concreto com uma história impressionante como as passagens de verdadeiros heróis do futebol e campeonatos legendários, mas fora do campo, as rachaduras começaram a aparecer.
Em 1992, um dos stands superior desabou, causando a morte de três espectadores e, pela primeira vez, as cadeiras, até então de plástico, foram substituídas por um degrauzão de concreto, para reduzir a capacidade e ajudar a espalhar as massas.
A reconstrução atual foi, por sua vez, paralisada pela proteção da estrutura como um edifício de importância histórica, desafiando a manutenção interna do ícone carioca, incluindo o telhado. Atualmente fechado para reformas, estará novamente sob holofotes internacionais no último jogo da Copa do Mundo de 2014.
Os jogos foram, naturalmente, interrompidos por causa do trabalho de reforma, mas estão programados para voltar em 2013 (o estádio é também a casa do Flamengo e do Fluminense).
O acesso à Torre de Vidro foi reaberto no início de 2011, de onde os visitantes do mundo todo podem ver as pegadas de alguns dos nomes mais famosos no futebol brasileiro. Lá de cima, o elemento mais impressionante de longe é a visão da dimensão do que será a final da Copa de 2014!
Enquanto isso, visite este blog sobre as idas e vindas mais recentes do Maracanã.