Time Out Rio de Janeiro

Mixing, o primeiro Speak Easy

Um encontro entre bartenders cariocas, amantes dos drinks e infiéis à cerveja.

Numa calçada localizada entre as vilas estreitas de madeira do Largo do Machado, a Mixing, primeira escola de bartender do Rio se esconde bem. Um laboratório da felicidade quase clandestino, que tem como vizinhos galerias e ateliês de joias.

A Mixing, criada por Alex Miranda (antigo chef de bar do Fasano e subgerente do Mr Lam), e Rafael Pizanti (chefe de bar do Copacabana Palace), apresentou aos cariocas o primeiro Speak Easy, no último dia 23 de julho. Um evento periódico com cara de encontro desprentensioso entre bartenders cariocas, amantes de drinks e outros infiéis à tão popular cerveja. O clima era quase uma reunião de familia, enchendo a ruela de risos sinceros, à base dos bons drinks.

Inspirado nos anos 20, o Speak Easy misturou chapéus altos, bandoleiras e fumaça de charuto com um cardápio nostálgico. Daiquiris, Manhattans e Whiskies Sour, azeitonas, cerejas e copos de Martini podiam ser vistos desfilando classudos entre os convidados. E quando Alex e Rafael convidam Paulo Freitas (Bar do Copa, melhor bartender do Brasil 2012, foto de baixo) e o Diego Barcellos (Mr Lam, vencedor do campionato Grey Goose 2012, foto de cima), o lugar se transforma no terreno da aristocracia coqueteleira carioca, quase um boteco da mixologia.

Atrás do bar, as garrafas esperam pacientemente para ser escolhidas. Licores coloridos e destilados cheirosos pulam no ar e os convidados se apertam para olhar o espetáculo dos mixologistas, forma correta e culta de se referir aos bartenders. Os beiços mergulham nos copos, às cabeças sobe um certo calor e os olhos miram as cores e os efeitos das misturas inusitadas. Tudo mundo tentando decifrar o enigma das receitas secretas.

A coquetelaria (ou mixologia) é uma arte sim, e infelizmente boa vontade não basta para fazer drinks de alta qualidade e irresistíveis tanto ao olhar quanto ao paladar. O objetivo da Mixing é justamente trazer e democratizar a visão gastronômica do coquetel, onde o alcool é apenas uns dos ingredientes duma composiçao artística e pessoal.

As aulas na Mixing são abertas tanto à amadores quanto aos profissionais que queiram aprimorar suas técnicas, à partir R$500 - 15h divididas em 5 dias de curso. Para entender mais deste universo secreto dos bons drinks, fique de olho no facebook da Mixing para participar do proximo Speak Easy. E assim tente descobrir com quantos ingredientes se faz um drink de verdade.

Escrito por Marie Moley
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Dia dos Pais 2017

Dia das Mães 2017

Páscoa 2017 no Rio