Time Out Rio de Janeiro

Arpoador

Livro reúne mais de 100 fotos de uma das faixas de areia mais emblemáticas do Rio.

Ali, na fronteira entre Ipanema e Copacabana, fica um dos pontos mais poéticos da orla carioca, seja pela pedra, pelo por do sôl, pelas pessoas - ou tudo isso junto. E é sobre esse cenário que Gilberto Braga, autor de novelas e morador do bairro, e o fotógrafo Frederico Mendes lançam o olhar. O livro Arpoador (Barléu Edições) traz 156 páginas dedicadas as paisagens naturais e humanas, em 100 fotografias coloridas e em preto e branco.

Gilberto Braga abre o texto apresentando o local: “Entre os maiores atrativos da cidade do Rio de Janeiro, está sem dúvida o Arpoador, praia e calçadão, assim chamados por causa da pedra do mesmo nome, de onde turistas e cariocas, especialmente no verão, aplaudem o pôr do sol", descreve no livro, à venda em diversas livrarias (R$80).

O texto conta ainda a história do local onde, segundo Braga, “era possível arpoarem baleias nas proximidades da costa”. O autor conta que naquele ponto surgiu a cultura praieira carioca: as primeiras pranchas de surf da cidade e as garotas “mais avançadas”, que tiveram coragem de usar biquíni. Ele ainda faz um paralelo entre o que acontecia no Rio da época em termos de moda: os calções de banho de ontem e de hoje; a passagem do Circo Voador pela região, nos anos 80; as famosas dunas da Gal; até chegar à mistura de classes sociais provocada pelo ponto final dos ônibus que vem da Zona Norte e do metrô. 

 

Escrito por Time Out Rio de Janeiro editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Dia dos Pais 2017

Dia das Mães 2017

Páscoa 2017 no Rio