O Monumento Nacional aos Mortos na Segunda Guerra Mundial está localizado no Aterro do Flamengo, ao lado do MAM, e foi concebido pelos arquitetos Marcos Konder Netto e Hélio Ribas Marinho.
O Monumento aos Pracinhas, como é popularmente conhecido, é dividido em três planos. Na plataforma há o Pórtico Monumental, que chama atenção de quem passa com seus 31 metros de altura, e que simboliza dois braços erguidos implorando a graça dos céus. O Grupo Escultórico, de granito, também se destaca prestando homenagem às Forças Armadas, que são representadas por um marinheiro, um soldado e um aviador.
O Mausoléu, no subsolo, é pavimentado em arenito vindo de Ouro Preto e as paredes, revestidas em quartzito verde da Bahia. Lá, estão guardados os 468 jazigos. Já o museu reúne quadros, pinturas, gravuras, mapas, cartas militares e armas utilizadas na Segunda Guerra Mundial. O Monumento conta ainda com um lago de 70 metros de comprimento composto por quatro espelhos d'água e dois painéis em cerâmica do pintor Anísio Araújo de Medeiros.
É possível agendar uma visita guiada para até 40 pessoas pelo telefone (21) 2240-1283.